Palestras

Eventos
Associados

Galeria
de fotos

Comissão
Organizadora

Como
chegar

Fale
conosco

página inicial
OS DESAFIOS DA INTEGRAÇÃO DAS TECNOLOGIAS

No limiar de novos tempos, as amarras do passado vêm sendo quebradas com o estudo e o desenvolvimento de novas formas de produção, de construção e de novos materiais devido ao desenvolvimento da física quântica que vem desbravando novas fronteiras, jamais imaginadas pelos homens.
A tecnologia, palavra composta de “tecnos” = arte, oficio e de “logos” = estudo, quando aplicada ao cotidiano vira marco e, por isso, exprime valor intangível muito importante.
As tecnologias, diversas e em múltiplas áreas de trabalho, denotam o espírito empreendedor, desbravador e ousado de toda a comunidade, às vezes de todo um povo. Passam a significar a cidadania coletiva, a fruição de benefícios para várias gerações e a preservação de valores que plasmam o caráter e o destino do povo.
Por isso, busca-se o elo de integração das tecnologias a envolver todas as áreas de trabalho, sem brilho exclusivo e sem ofuscar nenhuma, isoladamente.
Sob o ponto de vista de tecnologia estão sendo avançadas as fronteiras que geram justificado orgulho profissional aos que participam dos empreendimentos, tanto da administração pública como da iniciativa privada. Como retorno da integração das tecnologias, fica consolidada a certeza de que o trabalho, por ele próprio, é a mais eficaz testemunha do avanço encetado na vida profissional.
Fica plenamente garantida a coerência entre os fatores: o método do trabalho e as estruturas administrativa e funcional. Mesmo diante de óbices, jamais se perderá a perspectiva do alvo a atingir e não serão subestimados o vulto e a profundidade dos esforços necessários para a concretização das metas almejadas.
Como consequência, o meio ambiente e os espaços coletivos para o usufruto desta e das gerações vindouras são o imperativo maior a guiar todo o progresso da integração das tecnologias e pelos bens comuns.
Valorizar e tornar mais eficiente a integração das tecnologias significa o respeito a todas as pessoas.
Atualmente, o conceito coletivo das tecnologias nunca foi tão presente e forte, emaranhando as situações para toldar a sociedade. Nos vários campos de atividade a integração da tecnologia chega a provocar debates sobre forma e conteúdo. Daí, a motivação de fazer o método de trabalho transparente e aberto a qualquer apreciação.
Novas tecnologias surgem a todo o momento deixando a sensação que estamos sempre a recomeçar. Afinal, somos seres inconclusos e em constante processo de aprendizado.

Prof. Eduardo Roberto Domingues da Silva

Presidente


 

 

 

Apresentação

Palavra do Presidente

Áreas de
interesse

Exposição
Tecnológica

Simpósio

Espaço
Cultural